terça-feira, 23 de agosto de 2011

Como ficar feliz a qualquer hora

Recentemente um amigo me perguntou: "Se você pudesse estar em qualquer lugar agora, fazendo o que quiser, onde estaria e o que estaria fazendo?"
Minha resposta foi: "Eu sempre estou onde quero estar, fazendo o que eu quero fazer."

No passado, como muitas pessoas, eu sempre estava desejando estar em outro lugar ou fazendo algo diferente, pensando no que fazer no futuro, criando planos, esperando coisas acontecerem, almejando mudanças, invejando ações de outras pessoas.

São pensamentos tolos.

Muitos de nós fazemos isso, mas se você focar no que poderia estar fazendo, nunca será feliz com o que realmente está fazendo. Você vai ficar comparando com as ações de outras pessoas, sobre o que elas postam no Facebook ou Twitter e desejar que sua vida fosse melhor. Você nunca está satisfeito por que sempre ficará almejando um numero indefinido de coisas "melhores" para fazer.

Em vez disso adoto a mentalidade de que tudo que estou fazendo agora é perfeito. Se eu estou escrevendo esse post, estou me deliciando com ele. Se estou lendo um blog, isso é interessante. Se não estou fazendo nada, entro num delicioso estado contemplativo. Se estou fazendo caminhada, sinto o ar fresco da manhã e fico feliz com o lindo dia que está começando.

A minha mentalidade é de transformar aquilo que estou fazendo na melhor coisa que eu poderia estar fazendo no momento. Mesmo as coisas chatas podem ganhar um sentindo novo se você olhar por outro ângulo. Se aconteceu algo chato isso pode ser uma valiosa lição de vida. Se está conversando com alguém insuportável, você vivência uma lição de paciência ou empatia, é uma ótima oportunidade de entender melhor as pessoas.

Condicione sua mente

Digamos que você está fazendo algo que realmente não gosta, como lavar pratos. Você não gostaria de estar comendo uma deliciosa refeição, ou conversando com um amigo em vez disso? Claro que sim, todo mundo prefere fazer coisas que são "naturalmente" prazerosas, mas elas só são tão prazerosas por que você deu esse valor a elas, mas são ações tão diferentes que a comparação é absurda.

Por que você tem que ficar comparando a ação de lavar pratos com a de conversar com amigos? Sempre existem as ações que gostamos mais, mas você não ganha nada comparando elas com todas as outras, afinal você vai continuar tendo que fazer todas as outras de um jeito ou outro.

Lavar pratos pode ser uma ação tão boa quanto qualquer outra, basta você decidir vê-la dessa forma. Você está fazendo um trabalho manual com esmero, está sozinho com seus pensamentos, não precisa ter pressa, sente a água nas mãos e o prazer da limpeza, sente a respiração leve e entra em contemplação.

Você pode mudar sua visão para qualquer tipo de ação que tenha que fazer. Está dirigindo para o trabalho? Então aprecie sua solidão, preste atenção na sua respiração, nos seus pensamentos, ou ouça uma música que te agrade e observe o mundo a seu redor. Se tem que participar de uma reunião de trabalho, preste atenção no que as pessoas falam, tente entende-las, interaja com seus colegas, aprenda mais sobre o funcionamento da mente humana, seja empático, se coloque no lugar das pessoas a seu redor, aprenda a aceitar as pessoas como elas são em vez de manter suas próprias expectativas sobre como elas deveriam ser.

Eu sempre fico feliz com o que eu estou fazendo por que não fico comparando com outras ações, ou com minhas expectativas ilusórias de como poderia ser, simplesmente passo a viver a atividade, a prestar atenção nela e em todos os pormenores. Assim sempre fico feliz independente do que estou fazendo ou com quem esteja. Você pode ver a perfeição em cada momento, em cada pessoa, todas as situações são unicas.

A vida só será chata se você ficar desejando fazer outra coisa, se você aceitar o que está fazendo e viver no momento presente a vida sempre será compensadora, você perceberá que está fazendo a melhor coisa que poderia fazer, sempre.

-----------------------

Post Original: http://zenhabits.net/happy/

Um comentário: