terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como criar tempo para mudar sua vida

Quando eu decidi mudar minha vida há alguns anos atrás me deparei com um problema muito comum: eu não tinha tempo. Queria fazer exercícios, passar mais tempo com quem gosto, comer comida mais saudável (em vez de junk food), ler mais, escrever mais e ser mais produtivo.

Mas o dia tem apenas 24h divididas mais ou menos da seguinte forma: sono (8), alimentação (3), higiene pessoal (1), transito (2), trabalho (8). O que sobra são umas duas horas ou menos para você fazer o que realmente quer fazer.

No primeiro momento parecia impossível e a própria soma acima parecia uma justificativa para não tentar, mas eventualmente eu descobri como poderia fazer todas as coisas que queria e hoje ainda tenho tempo de sobra.

Primeiro passo

A primeira coisa que você fará é um compromisso consigo mesmo. Você tem que decidir se realmente quer fazer a mudança e se vai realmente gastar sua força de vontade nisso.

É como se isso fosse necessário não apenas para "melhorar sua vida", mas sim para salvá-la. É assim que me sinto quando olho para trás e vejo a vida que levava, sinto que fui salvo, sou mais saudável, meu relacionamento com as pessoas melhorou muito, estou mais feliz e tenho energia de sobra.

Identificando as coisas nas quais você gasta tempo

Após fazer o compromisso faça uma pequena análise do seu dia-a-dia, desde a hora em que você acorda até a hora em que você vai dormir, o que você tem feito durante esse tempo? Para mim foi muito fácil perceber algumas ações inúteis que me tomam um tempo precioso, então apenas me desfiz delas:

Cortar a TV. Há mais de uma década que não assisto TV, mas para muitas pessoas essa é uma mudança que vai liberar um par de horas por dia, ou mais. Não é algo tão difícil de fazer visto que você ainda pode assistir aquilo que você realmente quer pela internet. O problema de sentar diante da TV é que você se acomoda e acaba vendo tudo que aparece sem nenhum filtro, e isso vai comer várias horas do seu dia.

Ler menos lixo. Como trabalho com internet há anos o meu feed de notícias estava lotado e ao poucos fui percebendo que eu não lia nem metade do que aparecia, então parei de seguir muitos blogs e me ative ao que realmente me interessava. Diminuir o fluxo de informações que você consome em frente ao computador libera um tempo precioso, mesmo que seja apenas twitter ou status de FB. 

Jogos. Eu sempre fui um fã de jogos e em algumas épocas da minha vida gastei muito tempo com eles (principalmente nos jogos on-line), assim que cortei os jogos ganhei uma quantidade impressionante de tempo, eu simplesmente conseguia resolver tudo durante o dia e abri espaço para formas mais interessantes de entretenimento.

Acordar mais cedo. Nem todo mundo gosta de acordar cedo, mas para mim funcionou bem, eu queria correr na parte da manhã e ter a manhã livre no escritório para dar conta dos meus projetos pessoais, então simplesmente comecei a acordar um pouco mais cedo e assim ganhei muito tempo (e disposição principalmente!).

Esses são os meus exemplos, você deve analisar quais são as ações inúteis do seu próprio dia-a-dia e ver o que está disposto a cortar. Feito isso você terá liberado uma quantidade de tempo suficiente para criar a mudança que você quer fazer em sua vida.

-------------------------

Post original: http://zenhabits.net/time/

Nenhum comentário:

Postar um comentário